No momento, você está visualizando 💧 Poder Legislativo e Executivo de Serro se unem na busca por melhorias na rede hídrica da sede do município

💧 Poder Legislativo e Executivo de Serro se unem na busca por melhorias na rede hídrica da sede do município

  • Categoria do post:Noticia

💧 Poder Legislativo e Executivo de Serro se unem na busca por melhorias na rede hídrica da sede do Município

Na manhã desta segunda-feira, 30 de junho, os representantes dos Poderes Legislativo e Executivo Municipal de Serro estiveram em Belo Horizonte, na sede da COPASA, para uma reunião com a diretoria da companhia. O encontro teve como foco discutir os problemas no abastecimento de água e propor melhorias urgentes na infraestrutura hídrica da cidade.

Estiveram presentes na reunião o Presidente da Câmara Municipal, João Paulo Simões, o Prefeito Municipal, Nondas Miranda, o Vereador Dico Serafim, a Presidenta da Associação Comunitária Unidos do Gambá, Ilza Alves dos Santos e o Assessor do Deputado Estadual Gustavo Valadares, Christian Vieira de Matos.

Durante a conversa, foram apresentadas demandas que têm gerado preocupação entre as lideranças políticas e moradores de diferentes bairros e comunidades. Entre os principais pedidos feitos à COPASA estão:

  • A instalação de um gerador de energia para garantir o fornecimento de água durante quedas de energia elétrica, problema frequente na região;
  • A alteração do trajeto da rede adutora, em cerca de 2 km, para as margens da rodovia MG-259. Atualmente, a adutora  esta instalada em local de difícil acesso e em terreno particular. Quando ocorre o rompimento a equipe da COPASA tem grandes dificuldades para realizar os reparos, uma vez que o terreno é bastante acidentado e íngreme,  o que dificulta o acesso de maquinas e equipamentos resultando, consequentemente, em demora do reabastecimento.
  • A ampliação do reservatório de água do bairro Machadinho, que atualmente não atende à demanda, especialmente nos períodos de maior consumo;
  • Melhorias na rede de abastecimento que atende os bairros Lazareto, Machadinho, Morro dos Ventos e Morro de Areia, que enfrentam constantes falhas no fornecimento.

Ainda durante a conversa os lideres reforçaram informações já levadas a Companhia Copasa em outros momentos sobre a atual localização da adutora que, atualmente passa por debaixo de vários imóveis e residências situadas no bairro Morro dos Ventos, o que coloca os moradores sob riscos constantes, diante da possibilidade de eventual rompimento. Diante disso, se faz necessário a adoção de medidas no sentido de providenciar a mudança de tal instalação, de forma a garantir a segurança dos moradores e a facilitar o acesso pelos técnicos da Copasa.

A equipe da COPASA, representada pelos diretores Patrícia Marandola e Ailton Rodrigues, ouviu as reivindicações e se comprometeu a realizar uma avaliação técnica das solicitações, com retorno previsto para os próximos dias.

A Câmara Municipal segue acompanhando de perto a situação e reafirma seu compromisso com a população, mantendo o diálogo constante com os órgãos competentes e atuando na busca de soluções que melhorem a qualidade de vida da comunidade.