Câmara Municipal de Serro recebe representantes do Conselho Municipal de Saúde para tratar de demandas prioritárias
Na última terça-feira, 10 de junho, a Câmara Municipal de Serro recebeu a visita de representantes do Conselho Municipal de Saúde, em uma reunião voltada à escuta de demandas e ao fortalecimento da parceria entre o Poder Legislativo e os órgãos de saúde do município.
Estiveram presentes no encontro o Presidente da Câmara, vereador João Paulo Simões; os vereadores Assis de Oliveira, Adelino Guimarães e Weverson Simões; a Presidente do Conselho de Saúde e Coordenadora da Saúde Bucal, Amanda Ávila; a Vice-presidente do Conselho e Técnica de Enfermagem, Mariula dos Santos; a representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais no Conselho, Djanira Rabelo; e o Procurador da Câmara, João Robson.
Durante a reunião, as representantes do Conselho apresentaram demandas discutidas na última Conferência Municipal de Saúde. Entre elas, destacou-se a necessidade urgente de reforma no prédio que atualmente abriga a Vigilância em Saúde, com o objetivo de transferir para esse espaço a Farmácia Básica Municipal.
Atualmente, a Farmácia funciona no segundo andar da Policlínica Municipal, o que há anos tem gerado transtornos devido à falta de acessibilidade e à limitação de espaço para atendimento à população.
Segundo a presidente do Conselho, Amanda Ávila, com a realocação da Vigilância em Saúde para outro endereço, o prédio atual poderia abrigar a nova sede da Farmácia Básica. No entanto, isso exige uma reforma para atender às exigências legais da Superintendência Regional de Saúde de Diamantina, especialmente considerando o processo de descentralização da Farmácia Regional.
A descentralização, conforme explicado por Amanda e Mariula, trará benefícios importantes, como maior agilidade na aquisição de medicamentos de alto custo e outros insumos essenciais. No entanto, esse avanço depende da adequação do espaço físico da Farmácia Básica.
O Presidente da Câmara, João Paulo Simões, reforçou o compromisso do Legislativo com a pauta da saúde e esclareceu que as emendas impositivas apresentadas pelos vereadores só poderão ser executadas no próximo exercício. Ainda assim, afirmou que a Câmara, em conjunto com os parlamentares, buscará alternativas para viabilizar a reforma do prédio, reafirmando o papel do Legislativo em contribuir ativamente para a melhoria dos serviços de saúde prestados à população serrana.